Anglicanos dos EUA: Um passo avante no retorno à Igreja de Roma

No próximo dia 1° de janeiro receberão o ordinariato


BALTIMORE, sexta-feira 18 novembro, 2011 (ZENIT.org) – Os anglicanos residentes nos Estados Unidos que desejam voltar à plena comunhão com a Igreja Católica, receberão um ordinariato no próximo dia 1° de janeiro.
O anúncio foi feito terça-feira, 15 de novembro, pelo cardeal Donald Wuerl, arcebispo de Washington, DC, durante a reunião plenária de outono da Conferência Episcopal dos EUA, realizada em Baltimore.
O cardeal Wuerl é o delegado para a implementação do Anglicanibus Coetibus nos Estados Unidos. Se trata da Constituição Apostólica do Papa Bento XVI do 2009, indicando às comunidades anglicanas as modalidades para entrar na Igreja Católica, através do estabelecimento de ordinariatos pessoais, um novo tipo de estrutura canônica.
Tais ordinariatos correspondem a regiões geográficas semelhantes às dioceses, mas tipicamente nacionais no objetivo. O ordinariato foi criado na Inglaterra, o segundo surgirá nos Estados Unidos.
As paróquias dos ordinariatos são católicas, ainda que mantendo elementos da herança anglicana, especialmente nas práticas litúrgicas. Não serão aceitas, no entanto, exceções sobre o celibato sacerdotal, que permanecerá a norma também para os futuros candidatos ao sacerdócio deste grupo.
Os ordinariatos serão guiados por um "ordinário" que terá um papel semelhante ao do bispo, mas poderá ser um sacerdote ou um bispo. O ordinário para os Estados Unidos será nomeado sempre no dia 1° de janeiro.
"Estou convencido de que o Ordináriato - disse o Cardeal Wuerl - será uma verdadeira expressão da Igreja Católica."
O arcebispo de Washington disse que diferentes comunidades episcopais decidiram pegar a estrada antes de entrar em plena comunhão com a Igreja de Roma, enquanto que as comunidades pertencentes à Diocese de Fort Worth e à arquidiocese de Washington já concluíram o percurso de acolhida.
Segundo as estimativas do cardeal, 2.000 fiéis ex-anglicanos poderiam ser os primeiros membros acolhidos no Ordinariato, que será eregido no modelo existente de Nossa Senhora de Walsingham, na Inglaterra e País de Gales.

Posted by Gabriel silva. on 14:21. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Anglicanos dos EUA: Um passo avante no retorno à Igreja de Roma

Leave comment

dailyvid

FLICKR PHOTO STREAM

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign