O Papa aprova celebrações do Diretório Catequético do Caminho Neocatecumenal

foto Radio Vaticano
VATICANO, 21 Jan. 12 / 08:19 am (ACI)

Papa Bento XVI deu sua aprovação para as celebrações do Diretório Catequético do  Caminho Neocatecumenal, que por sua natureza, não são regulados pelos livros litúrgicos da Igreja.

Em seu discurso para mais de 7 mil membros do Caminho Neocatecumenal, presentes na sala Paulo VI com seus co-fundadores Kiko Arguello e Carmen Hernández, juntamente com o padre Mario Pezzi, o Santo Padre referiu-se à aprovação dada, divulgada ontem em um decreto do Pontifício Conselho para os Leigos.

O decreto estabelece que "consente a aprovação daquelas celebrações contidas no Diretório Catequético do Caminho Neocatecumenal que já não resultam por sua natureza regulamentados pelos livros litúrgicos da Igreja."
Antes de falar sobre o decreto e sobre a importância da liturgia na Igreja, o Papa expressou sua alegria por esses encontros por compartilhar o envio de famílias e de sacerdotes missionários de distintos lugares do mundo, e encorajou a todos a proclamar sempre com coragem o Cristo ressuscitado.

Bento XVI disse mais tarde: "Eu li o decreto que aprova as celebrações presentes no Diretório Catequético do Caminho Neocatecumenal, que não são estritamente litúrgicos, mas formam parte da jornada de crescimento da fé”.

O decreto, disse, "é outro elemento que mostra como a Igreja os acompanha, com atenção e paciente discernimento que inclui a sua riqueza, mas se preocupa também com a comunhão e harmonia de todo o " Corpus Ecclesiae ".

Em continuação o Papa fez uma reflexão sobre a importância da liturgia para os católicos, que serve para a salvação dos homens e que o Concílio Vaticano II definiu como "obra de Cristo sacerdote e de seu corpo, que é a Igreja."

A liturgia e os sacramentos, disse o Papa, permitem que o Senhor "imerja" os fiéis no Mistério pascal, que "vale de modo muito especial para a celebração da Eucaristia, sendo o ápice da vida cristã, é também a dobradiça de sua redescoberta, para a qual tende o Neocatecumenato”

"“Como observado por seus estatutos:” a Eucaristia é essencial para o Neocatecumenato, enquanto catecumenato pós-batismal, vivido em uma pequena comunidade “.

"Para promover a aproximação com a riqueza da vida sacramental das pessoas que estão afastados da Igreja ou que não tenham recebido formação adequada, o neocatecumenais podem celebrar a Eucaristia dominical na pequena comunidade após as Primeiras Vésperas do domingo nos termos das disposições do bispo diocesano", como indicados pelos estatutos dos neocatecumenais no artigo 13.

O Papa disse então que "toda celebração eucarística é uma ação do único Cristo com sua única Igreja e por isso essencialmente aberta a todos os que pertencem a esta Igreja".

"Este caráter público da Santa Eucaristia se expressa no fato de que toda celebração da Santa Missa está em última análise, dirigida pelo Bispo como membro do Colégio Episcopal, responsável por uma determinada igreja local", disse ele.

O Papa Bento XVI também disse que "a celebração em pequenas comunidades, regulamentada pelos livros litúrgicos, deve ser seguida fielmente, e com as aprovações específicas dos Estatutos do Caminho, tem a função de ajudar os que percorrem o itinerário neocatecumenal a perceberem a graça de estar incorporados no mistério salvífico de Cristo, o que torna possível um testemunho cristão também capaz de assumir as exigências radicais".

"Ao mesmo tempo, o amadurecimento progressivo da fé de cada pessoa e da pequena comunidade deve incentivar a sua incorporação na vida da grande comunidade eclesial, que encontra sua forma ordinária na celebração litúrgica da paróquia, na qual e pela qual atua o Neocatecumenato, sua forma ordinária”.

O Santo Padre disse ainda que "durante o caminho é importante não deixar a comunidade paroquial, precisamente na celebração da Eucaristia, que é o verdadeiro lugar da unidade de todos, onde o Senhor nos abraça em nossos diversos estados de maturidade espiritual e nos une em um só pão nos torna um só corpo. "

Por fim, ele lembrou a todos que "o Senhor não deixa de acompanhá-los e também lhes asseguro a minha oração e agradeço por tantos sinais de proximidade. Peço suas orações e que também lembrem de mim . Que a Santíssima Virgem Maria os ajude com seu olhar materno e os sustentem, minha Bênção Apostólica, que faço extensiva a todos os membros do Caminho. Obrigado!"

Os lugares aos que foram enviadas as 18 missões dos neocatecumanenais foram: Albi, Nice, Bayonne, Toulon, Estrasburgo, Lyon, Bélgica, Marselha, Ljubljana, Eslovênia, Sarajevo, Bósnia, Tallinn, Estónia, Viena, Manchester, Boston, Venezuela , Libreville (Gabão), Austrália, Nova Guiné e Ucrânia.

Posted by Gabriel silva. on 08:48. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for O Papa aprova celebrações do Diretório Catequético do Caminho Neocatecumenal

Leave comment

dailyvid

FLICKR PHOTO STREAM

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign