Dom Giuseppe Betori perdoa o seu agressor


Arcebispo de Florença saiu ileso de atentado em novembro

FLORENÇA, quarta-feira, 21 de dezembro de 2011 (ZENIT.org) - Mesmo após a prisão do suposto agressor, continua no foco dos meios de comunicação na Itália o atentado contra Dom Giuseppe Betori em 4 de novembro. O arcebispo de Florença, enquanto isso, expressa palavras de perdão.
"O perdão pertence à esfera da consciência, já foi oferecido e não tem necessidade de confirmação", disse Betori. O prelado, no entanto, observou que "a apuração da verdade por justiça faz parte do caminho da sociedade e deve ser sempre promovida".
"Desde o primeiro momento, acompanhamos com respeito e gratidão o trabalho feito com cuidado e profissionalismo pelos investigadores", acrescentou Betori na apresentação de algumas obras de Giotto na Galeria Tretiakov, em Moscou.
O arcebispo de Florença escapou ileso de um ataque a bala diante da Cúria, no qual, porém, foi ferido seu secretário Paolo Brogi (Zenit, 4 de novembro de 2011).
As investigações levaram à prisão de Elso Baschini, 73, que sofre de transtornos múltiplos. Ele é acusado de disparar contra Brogi e logo em seguida apontar a arma para a cabeça de Dom Betori.
De acordo com o testemunho do amigo marroquino Kahoul Mohamed Toufik, Baschini teria invadido o edifício episcopal com a intenção de roubar ouro e outros objetos preciosos que haveria no edifício, depois de sequestrar e amordaçar Betori e seus colaboradores.
Baschini exerceu o direito de permanecer em silêncio, exceto para se declarar inocente e "estranho ao acontecimento". Ele teria confidenciado ao amigo Toufik, no entanto, que disparara "por acidente" o tiro que feriu o secretário do arcebispo.
A descrição do agressor feita por Dom Betori e pelo secretário Brogi à polícia não corresponde exatamente a Baschini, mas este, após o atentado, teria mudado de aparência, tingindo os cabelos brancos e raspando a barba.

Posted by Gabriel silva. on 09:42. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Dom Giuseppe Betori perdoa o seu agressor

Leave comment

dailyvid

FLICKR PHOTO STREAM

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign